promocao tti banner capacitação professores

Educação a Distância no CETEG

Educação a Distância no CETEG

O CETEG - Centro de Ensino Tecnológico de Goiás surgiu em 2003, da iniciativa de um Professor Efetivo das Redes Estadual e Municipal de Aparecida de Goiânia, com uma parceria com uma renomada instituição de Educação de Brasília. A ampliação deste trabalho despertou na direção do CETEG a necessidade de implantar em Goiás um centro tecnológico de educação que pudesse contribuir com a formação permanente de profissionais da educação, em atendimento às demandas específicas do estado.

CETEG pretende ampliar sua experiência na capacitação de professores e profissionais administrativos da educação e de outros setores. Suas ações pautam-se nos princípios éticos de valorização e promoção dos profissionais da educação.

 

A educação a distância na formação de profissionais da educação.

Atualmente, várias escolas públicas e privadas têm disponível o acesso às diversas mídias para serem inseridas no processo de ensino e aprendizagem. No entanto, diante deste novo cenário educacional, surge uma nova demanda para o professor: saber como usar pedagogicamente as mídias. Com isso, o professor que, confortavelmente, desenvolvia sua ação pedagógica tal como havia sido preparado durante a sua vida acadêmica e em sua experiência em sala de aula, se vê frente a uma situação que implica novas aprendizagens e mudanças na prática pedagógica; problemática esta que se reflete também na atuação dos docentes no ensino superior.

Para incorporar as novas formas de ensinar usando as mídias, é comum o professor desenvolver em sala de aula uma prática “tradicional”, ou seja, aquela consolidada com sua experiência profissional – transmitindo o conteúdo para os alunos – e, num outro momento, utilizando os recursos tecnológicos como um apêndice da aula. São procedimentos que revelam intenções e tentativas de integração de mídias na prática pedagógica. Revelam, também, um processo de transição entre a prática tradicional e as novas possibilidades de reconstruções. No entanto, neste processo de transição, pode ocorrer muito mais uma justaposição (ação ou efeito de justapor = pôr junto, aproximar) das mídias na prática pedagógica do que a integração.

Diante da necessidade de mudança real desta prática, a proposta de formação do CETEG, de profissionais para o uso de ferramentas tecnológicas na docência torna-se especialmente relevante para a promoção de uma prática com maior qualidade e capacidade de interatividade com seus alunos.

A formação será oferecida na modalidade semi – presencial, utilizando-se a plataforma MOODLE para a intervenção teórica mediada pela atuação de tutores e professores formadores que acompanharão tecnicamente e pedagogicamente o percurso educacional dos cursistas.

Em atendimento à Resolução CEE/GO n.02/2008, as avaliações serão realizadas em momento presencial, proporcionando à instituição a possibilidade de verificação da aprendizagem dos cursistas e atendimento dos objetivos propostos.

Na dinâmica das atividades serão adotados fóruns de discussão, bate-papos e outras ferramentas disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem.

 

Conheça em detalhes nossos cursos 

 

Ler mais notícias Ir ao topo

© Todos os direitos reservados ao CETEG - Rua 18, nº 148, Centro - Goiânia - Goiás