O CETEG – Centro de Ensino Tecnológico de Goiás surgiu em 2003, da iniciativa de um Professor Efetivo das Redes Estadual e Municipal de Aparecida de Goiânia, com uma parceria com uma renomada instituição de Educação de Brasília. A ampliação deste trabalho despertou na direção do CETEG a necessidade de implantar em Goiás um centro tecnológico de educação que pudesse contribuir com a formação permanente de profissionais da educação, em atendimento às demandas específicas do estado.

O CETEG pretende ampliar sua experiência na capacitação de professores e profissionais administrativos da educação e de outros setores. Suas ações pautam-se nos princípios éticos de valorização e promoção dos profissionais da educação.

A educação a distância na formação de profissionais da educação.

Atualmente, várias escolas públicas e privadas têm disponível o acesso às diversas mídias para serem inseridas no processo de ensino e aprendizagem. No entanto, diante deste novo cenário educacional, surge uma nova demanda para o professor: saber como usar pedagogicamente as mídias. Com isso, o professor que, confortavelmente, desenvolvia sua ação pedagógica tal como havia sido preparado durante a sua vida acadêmica e em sua experiência em sala de aula, se vê frente a uma situação que implica novas aprendizagens e mudanças na prática pedagógica; problemática esta que se reflete também na atuação dos docentes no ensino superior.

Para incorporar as novas formas de ensinar usando as mídias, é comum o professor desenvolver em sala de aula uma prática “tradicional”, ou seja, aquela consolidada com sua experiência profissional – transmitindo o conteúdo para os alunos – e, num outro momento, utilizando os recursos tecnológicos como um apêndice da aula.

São procedimentos que revelam intenções e tentativas de integração de mídias na prática pedagógica. Revelam, também, um processo de transição entre a prática tradicional e as novas possibilidades de reconstruções. No entanto, neste processo de transição, pode ocorrer muito mais uma justaposição (ação ou efeito de justapor = pôr junto, aproximar) das mídias na prática pedagógica do que a integração.

Diante da necessidade de mudança real desta prática, a proposta de formação do CETEG, de profissionais para o uso de ferramentas tecnológicas na docência torna-se especialmente relevante para a promoção de uma prática com maior qualidade e capacidade de interatividade com seus alunos.

Missão

Formar cidadãos norteado por valores éticos e morais através de um ensino de excelência, favorecendo a construção do conhecimento e o sucesso profissional.


Visão

Sermos reconhecidos como Instituição de referência e comprometida com a formação de educandos críticos, éticos e conscientes com sucesso profissional.


Valores
  • Seriedade
  • Ética
  • Responsabilidade
  • Evolução
  • Transparência
  • Qualidade

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